A maioria da população do Espírito Santo passou a desrespeitar o isolamento social, considerado pelos especialistas a principal forma de conter o avanço do novo coronavírus.
Um levantamento feito através do monitoramento de telefones celulares mostrou que somente 46,7% dos moradores estão cumprindo a quarentena em casa.
No dia 22 de março, quando o isolamento no Espírito Santo entrava em seu terceiro dia, 73% dos moradores estavam obedecendo às determinações do governo do Estado e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na época, o Estado registrava 26 casos e nenhuma morte – até o sábado (11), já são 383 casos e 9 mortes. Ou seja, mesmo com o avanço da doença, a população passou a sair mais de casa e se aglomerar nas ruas.
O levantamento foi feito com base em dados fornecidos pelas quatro operadoras de celular no País (Oi, Vivo, Tim e Claro).
A tecnologia rastreia o celular do usuário e determina que ele não está cumprindo a quarentena se o aparelho estiver a mais de 200 metros de casa. O sistema não identifica as pessoas, garantindo privacidade e anonimato.
Fonte: Jornal A Tribuna