Foto: Arquivo eleições 2018
O presidente municipal do Avante, Max Júnior filiou na sigla o ex-vereador Marquinhos Borges que por toda vida pertenceu ao PMDB. O político de maior expressão do partido no Estado, o deputado Carlos Von que é cotado para disputar a prefeitura de Guarapari não teve conhecimento da medida de Max, só ficando sabendo dias depois.
Nos bastidores da política local, especialistas acharam estranha a medida de Max, afinal qual seria o interesse dele em filiar o antigo político no partido. Júnior montou uma chapa de vereadores com reais chances de eleger um candidato, então não aceitaria Marquinhos concorrendo a uma vaga na Câmara e o próprio Borges já afirmou não ter interesse.
Marquinhos que passou toda sua vida no PMDB, decidiu mudar para o nanico Avante, ele é amigo próximo de Ademar Rocha, dirigente estadual da sigla e inimigo declarado de Von. Outro questionamento feito é, porque Marquinhos foi para o Avante e não o Cidadania, já que o mesmo é ligado ao deputado Da Vitória que tem forte influência no partido.
Inclusive nos bastidores da política comenta-se que Marquinhos irá apoiar Dudu Corretor (cidadania) para vereador e não seu sobrinho Rodrigo Borges que atualmente é assessor de Von. Carlos tem uma relação delicada com o diretório municipal e estadual do seu partido e não gostou nada da filiação feita por Max Júnior.
Alguns militantes do Avante que também foram surpreendidos com o novo filiado pediram mais transparência do presidente Max Júnior em seus atos a frente do partido