Coronavírus pode permanecer até 72 horas em superfícies plásticas

Coronavírus pode permanecer até 72 horas em superfícies plásticas

O que fazer com as sacolas e os alimentos ao chegar do mercado? Um estudo recente mostra que a covid-19 pode sobreviver em superfícies por diferentes tempos. Em plástico, o vírus pode permanecer por até 72h, em aço inox por 48h, e em papelão por 24h, porém esses resultados foram obtidos em condições experimentais controladas.

A engenheira química Cynthia Jurkiewicz Kunigk lembra que, para reduzir o risco de transmissão, superfícies, latas, vidros e plásticos devem ser lavados com água e sabão. Frutas e verduras consumidas cruas devem ser lavadas com água e sabão e, posteriormente, imersas em uma solução de hipoclorito de sódio 0,1 % (uma colher de sopa de água sanitária em 1L de água). 

Em superfícies, a aplicação de hipoclorito de sódio (0,1 %) ou etanol (62 a 71 %) por 1 minuto são suficientes para eliminar o vírus. Já o vinagre e o bicarbonato são ineficazes. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão da covid-19 é por gotículas respiratórias, ou seja, as superfícies onde o vírus possui sobrevida, e não pelo ar. Por isso, o alerta da higienização é importante e sempre ressaltado, seja lavando as mãos ou limpando objetos.

A infectologista Adriana Coracini afirma que os cientistas promoveram artificialmente a nebulização do vírus no ambiente, fazendo com que ele fosse aerossolizado e, a partir daí, testado em todas as superfícies para checar o seu tempo de sobrevida. A especialista destaca, no entanto, que, como o estudo foi realizado em laboratório, o tempo de sobrevida real pode ser um pouco diferente.

“É importante frisar que uma vez que o teste não foi gerado por um paciente e sim por uma aerossolização artificial, a sobrevida do vírus não necessariamente será a mesma do que quando uma pessoa infectada tosse ou espirra”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *