Médica com coronavírus atendendo em estabelecimento particular de Guarapari

Médica com coronavírus atendendo em estabelecimento particular de Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), recebeu na última semana, denúncias de que pessoas notificadas como casos de Covid-19 estariam trabalhando em estabelecimentos de saúde e comercias no município. As equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica estiveram nos locais e em um estabelecimento de saúde particular encontraram uma profissional da saúde, pertencente ao quadro de casos suspeitos da doença e que logo depois teve seu resultado positivo confirmado.

A profissional estava sendo monitorada e recebia todos os cuidados e orientações do município, mas mesmo assim descumpriu o isolamento determinado pelo Ministério da Saúde.

Mediante a este fato, a profissional assinou o termo de isolamento na presença das autoridades sanitárias e teve suas atividades interrompidas, uma vez que estando ali ela colocava em risco a saúde de outras pessoas.

Além disso, a equipe do município atendeu outras duas denúncias. Uma se tratava de funcionário de estabelecimento comercial e a outra também de profissional da saúde atuando em estabelecimento particular, mas nesses dois casos, as pessoas já tinham recebido o acompanhamento pelo telemonitoramento e estavam aptas a retornarem as suas atividades.

A Semsa orienta que violar o isolamento é infração sanitária e pode ser enquadrado como crime contra a saúde pública em caso de descumprimento. As pessoas com suspeita ou que testaram positivo para Covid-19 devem permanecer em isolamento, seguindo todas as orientações recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *