Mais de 36 mil capixabas dão entrada em seguro-desemprego

Mais de 36 mil capixabas dão entrada em seguro-desemprego

Mais de 36 mil trabalhadores do Espírito Santo deram entrada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com pedido de seguro-desemprego. O número corresponde ao período que vai da segunda quinzena de março até o final de maio, quando tiveram início as medidas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus no estado, que tiveram forte impacto na economia.

Segundo dados da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, ao todo, 36.780 trabalhadores fizeram o pedido de seguro-desemprego, de março a maio, no Espírito Santo.

Apenas no mês de maio, foram feitos 18.159 novos pedidos. O número representa um aumento de 36% nos pedidos feitos no mês de abril e é 51% maior ao que foi registrado em maio do ano passado.

O superintendente regional do Ministério do Trabalho, Alcimar Candeias, explica que o aumento no número de pedidos está diretamente ligado a pandemia do novo coronavírus.

Além do desemprego, Espírito Santo ainda teve queda nas contratações sazonais, que acontecem apenas algumas épocas do ano para períodos específicos.

“A pandemia afeta a economia e, consequentemente, o mercado formal de trabalho. Nós observamos então um aumento no desemprego e nos pedidos do seguro desemprego. Neste ano, a Páscoa e o Dia das Mães, importantes datas para o comércio, e a colheita de café e cana-de-açúcar aconteceram durante a pandemia e medidas de isolamento social”, disse.

A superintendência regional do Ministério do Trabalho ainda apontou que 120 mil postos formais foram mantidos no período por causa da concessão de benefícios sociais pelo governo federal.

Entre esses benefícios está a complementação de renda pelo governo quando o empregador adere a redução de salário e carga horária.

Uma das vítimas da crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus foi o porteiro Dyego de Oliveira. Ele testou positivo para Covid-19 e foi demitido logo depois que voltou a trabalhar, já curado. Neste mês, ele vai receber a primeira das cinco parcelas do seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *