A prefeitura de Guarapari realizou na manhã desta quinta-feira um reunião com empresários do setor de bares e restaurantes, o encontro foi para explicar como é feito o matriz de risco elaborado pelo Governo do Estado.
São levados em consideração para a construção do mapa de risco, a taxa de ocupação de leitos do estado, coeficiente de ativos, testes realizados e a média de óbitos dos últimos 14 dias. Esse análise é feita diariamente para ter uma parcial.
Levando em consideração os dados até ontem, Guarapari entra amanhã no risco moderado (amarelo) com isso é possível flexibilizar um pouco o funcionamento do comércio que hoje precisa fechar as 20h e não pode abrir no domingo.
Estando no moderado, os bares e restaurantes podem funcionar até as 22h e nos domingos até as 16h, o que ajudaria muito nessa semana de carnaval. Porém além da confirmação da matriz na sexta, é preciso fazer um entendimento com o governo do Estado.
Isso porque as novas medidas de flexibilização devem começar na segunda-feira, a associação dos bares e restaurantes de Guarapari que esteve representada pelo empresário Marcelo Meira pretende lutar para convencer o governo do estado, a liberar as novas medidas na sexta, assim que foi confirmado o risco moderado.
A vereadora Rosana Pinheiro que também participou da reunião afirmou que esteve em encontros no Governo do Estado, ela está esperançosa que o comercio possa ter essa flexibilização no carnaval, porém reforçou a importância dos cuidados.
A secretária de saúde, Alessandra Albani confirmou que mesmo com a mudança da matriz que pode acontecer, o carnaval de Guarapari está cancelado, ela salientou que se a população não colaborar dificilmente a cidade sairá dessa situação.