Mesmo durante o período de quarentena que foi decretada pelo Governo do Espírito Santo com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e controlar a pandemia da Covid-19, os índices de isolamento social permanecem abaixo do índice considerado satisfatório.
De acordo com os dados do Painel Covid-19 do governo, desde que a quarentena entrou em vigor, no dia 18 de março, a taxa de isolamento só esteve acima de 50% aos domingos, nos dias 21 e 28 de março. Nesta última data, o estado registrou sua maior taxa de isolamento, chegando a 54,1%.
Foi justamente neste domingo que as medidas mais restritivas da quarentena passaram a valer, incluindo a paralisação do transporte público.
Nos demais dias, as taxas variam entre 43% e aproximadamente 48%. Os dados foram atualizados até segunda-feira (29).
O governo estadual voltou a divulgar nesta semana os dados de isolamento social no Espírito Santo após a retomada do contrato com a Associação Brasileira das Empresas de Telefonia Celular, que é responsável pela realização do monitoramento a partir do rastreamento da localização dos telefones celulares.
O estudo faz o monitoramento das cidades consideradas polo no estado: Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Cariacica e Guarapari, na Região Metropolitana; e São Mateus, Nova Venécia, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, no interior.
Entre as cidades avaliadas, o maior índice de isolamento social, na segunda, foi registrado em Viana, onde a taxa está em 47,27%.
Por outro lado, a menor taxa é a de Colatina, onde o índice encontrava-se em 40,14% na mesma data.