Petrobras perfura poço exploratório mais profundo da história do Brasil na Costa de Guarapari
A gigante do petróleo brasileiro Petrobras, informou em fato relevante ao mercado, na última sexta-feira (10/12), que concluiu a perfuração do poço exploratório de petróleo pioneiro do bloco ES-M-669, no pré-sal da Bacia do Espírito Santo à 145 km da Costa de Guarapari.
Poço Monai foi perfurando à profundidade recorde de 7.700 metros, o equivalente a 1,3 vezes a altura do Monte Kilimanjaro, montanha mais alta da África. Monai, figura mitológica da cultura Guarani, o projeto bateu diversos recordes, entre os quais o de poço mais profundo já perfurado no Brasil, com cerca de 7.700 metros e maior camada de sal já perfurada no país, com aproximadamente 4.850 m.
“O uso intensivo de tecnologia e a atuação eficiente das equipes envolvidas também permitiram que diminuíssemos em aproximadamente 50% o tempo de perfuração do poço, em comparação com a média histórica para projetos dessa natureza e complexidade, o que representa também uma redução de custos significativa. A exploração dessa nova fronteira no pré-sal da Bacia do Espírito Santo reafirma o foco da Petrobras em atuar em águas ultraprofundas por meio de parcerias com outras empresas”, destacou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen.
Fonte: Capixaba News