Barragem transborda e fecha BR em Minas

Barragem transborda e fecha BR em Minas

A barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8/1). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Quatro guarnições dos bombeiros estão a caminho do local, juntamente com o Batalhão de Operações Aérea.

Segundo informações do tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, houve o transbordamento de uma estrutura para segurar o acúmulo de água. “A região foi afetada pela forte chuva e no local há uma estrutura de contenção de água das chuvas, um dique, que fica próximo ao Alphaville. Em decorrência da quantidade de água acumulada, ocorreu um transbordamento dessa estrutura, que para padrões de barragem é considerada pequena, e essa água acabou atingindo a região da BR 040”, explicou.

Ele ainda informou que a barragem não apresenta qualquer tipo de risco. “O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento e problema estrutural. Não há nenhuma vítima fatal e comunidade que esteja em risco neste momento, que demande qualquer tipo de ação de evacuação. Toda estrutura do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para a região, estamos realizando o monitoramento e em contato direto com a empresa Vallourec, responsável pela estrutura, mas não há situação de risco iminente. A estrutura permanece íntegra e não apresenta nenhum tipo de problema”, disse.

Em nota, a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, confirmou que a situação se trata do transbordamento do dique. “A Vallourec informa que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas”, comunicaram.Segundo a Defesa Civil de Nova Lima, a princípio, as informações seriam de que havia rompido foram após moradores ouvirem a sirene, mas o órgão informou que era apenas um teste do sistema.
O trânsito nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro, está totalmente interditado, na altura do Km 562. A Polícia Rodoviária Federal está se deslocando  ao local para avaliar a situação da via. O Corpo de Bombeiros recomenda aos motoristas que desviem a rota para evitar transtornos, já que não  há previsão para liberação.