Recorde: ES registra mais de 7,4 mil novos casos de covid em 24 horas

Recorde: ES registra mais de 7,4 mil novos casos de covid em 24 horas

O Espírito Santo tem um novo recorde no número de casos de covid-19 registrados em 24 horas. De acordo com o Painel da Covid-19, mais de 7 mil casos foram registrados entre este domingo (09) e esta segunda-feira (10).

Ao todo, foram registrados 7.416 novos casos positivos da doença em 24 horas. Desde o inicio da pandemia, em março de 2020, já são 643.892 casos confirmados no Estado.

Além disso, mais uma morte foi registrada em 24 horas no Espírito Santo. Com isso, o Estado chegou a 13.353 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. O painel aponta ainda que 611.313 pessoas conseguiram se recuperar da doença no Estado.

Entre os municípios que registraram o maior número de casos, a Serra continua líder no ranking de pessoas infectadas pelo coronavírus. Ao todo, foram contabilizados 81.010 casos da doença na cidade.

Vila Velha permanece ocupando a segunda posição com 80.853 casos registrados desde o início da pandemia. Vitória segue na terceira colocação, com 71.155 registros confirmados da doença. Em Cariacica, 50.818 casos foram contabilizados.

Vila Velha, entretanto, ainda é o município capixaba com o maior número de mortes causadas pela covid-19: 1.837. A Serra é o segundo com mais mortes, registrando 1.613, seguido de Cariacica, com 1.475 e Vitória com 1.313 óbitos.

Ainda segundo o painel, Jardim Camburi, em Vitória, permanece como o bairro capixaba com o maior número de casos confirmados da doença. Ao todo, 11.369 pessoas já foram infectadas.

A Praia da Costa, em Vila Velha, é o segundo bairro, com 9.383 casos. Jardim da Penha, também na Capital, ocupa a terceira colocação, com 6.514.

Variante Ômicron provoca aumento acelerado no número de casos do ES registrados em 24 horas

A circulação da variante Ômicron tem causado um aumento no número de casos em todo o mundo. No Espirito Santo, ela já representa 97% dos casos positivos de covid-19.

Em coletiva na manhã desta segunda-feira (10), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou o rápido crescimento da variante.

“No Brasil, a Ômicron deve alcançar mais de 90% de presença na transmissão comunitária. Aqui no Espírito Santo, nós saímos de 3% de presença da variante, no início de dezembro, para 97% na última sexta-feira, caracterizando uma reprodução do rápido crescimento dela no Estado, reproduzindo o comportamento semelhante ao que aconteceu em outros países”, afirmou.

De acordo com o secretário, existe um aumento muito acelerado de casos no Espírito Santo. Na Grande Vitória, por exemplo, o número de casos positivos de antígenos passou de 324, na última semana de dezembro, para 2.053 casos.

“Isso representa um aumento de seis vezes, em uma única semana, no total de casos positivos pela testagem de antígeno somente nos quatro grandes municípios da Grande Vitória. No conjunto do interior, nós saímos de 612 casos, na última semana de dezembro, para 2.467 casos. Isso representa um aumento de quatro vezes em uma única semana”, explicou ele.

Apesar do crescimento no número de novos infecções, o número de mortes não tem crescido no mesmo ritmo que o de casos.