Comissão da Igreja Católica pede adiamento das aulas presenciais

Comissão da Igreja Católica pede adiamento das aulas presenciais

O Vicariato para Ação Social da Arquidiocese de Vitória, por meio da Comissão de Promoção da Dignidade Humana, assinou um manifesto em que pede ao governo do Estado e às prefeituras que adiem o retorno das aulas presenciais, já marcadas para a primeira semana de fevereiro, por quatro semanas ou até alcançar 70% da população infantil com a vacina.

“Conclamamos o governo do Estado e dos municípios a adiarem o início do retorno presencial das aulas, como medida de contenção de doença, em decorrência da nova variante do vírus SARS-Cov 2, denominada Ômicron”, diz trecho do manifesto.

O documento cita, como justificativa para o pedido, que uma “parcela significativa” da população não tem cobertura vacinal completa; o retorno de “números alarmantes” de novos casos da doença e que as crianças e adolescentes ainda não estão, em sua maioria, vacinados.

“Diante dessa realidade, o retorno às aulas presenciais de crianças e jovens tem sido preocupação de pesquisadores e também nossa. A baixa taxa de vacinação associada ao retorno das aulas em um público que normalmente tem perfil de aglomeração e não consegue cumprir de maneira adequada a etiqueta respiratória, por características próprias da idade, pode fazer com que sejam veículo de aumento de transmissibilidade e de aumento de tempo de permanência do vírus em nossa população”, diz trecho do manifesto, que conclui:

“Diante desta situação, a Comissão propõe o adiamento do retorno presencial das aulas por pelo menos quatro semanas ou até quando atingirmos 70% da população infantojuvenil com a primeira dose”. O manifesto foi assinado ontem (25).

As aulas estão marcadas para voltar, na rede estadual, no próximo dia 3. Já na rede municipal, cada cidade tem sua data. Na Serra, as aulas começam no dia 4. Em Vitória, Vila Velha e Viana, o retorno está marcado para o dia 7. Em Cariacica, será no dia 8.

Fonte: Folha Vitória