Trabalhador morre após cair de uma altura de 10 metros no ES

Trabalhador morre após cair de uma altura de 10 metros no ES

Um pedreiro de 46 anos morreu após cair de uma altura de 10 metros, na tarde desta terça-feira (25), no bairro Santa Tereza, em Vitória.

Ivan Pereira Cândido estava consertando o telhado da varanda de uma casa, que tinha goteira. Ele começou a obra um dia antes do acidente e estava quase terminando o serviço quando caiu.

O bombeiro hidráulico Pedro Rosa é o dono da casa e ajudava o pedreiro no momento do acidente. Ivan, segundo Pedro, estava cortando uma peça de madeira quando se desequilibrou.

“Eu estava entregando, ele cortando a peça de madeira. Aí ele deu pique nela. Ele não acabou de cortar a peça direito, empurrou com a mão. Nele empurrar com a mão, ele tava na beirada e acabou descendo junto”, disse Pedro.

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) fez uma vistoria na obra e constatou que o pedreiro não usava equipamentos de proteção, como capacete e cinto de segurança.

Os fiscais do conselho também orientaram os responsáveis pela obra e deram orientações para garantir a segurança dos trabalhadores. Já o dono da casa disse que o próprio pedreiro se recusou a usar os equipamentos necessários.

“Ele falou que traria e nem trouxe. Falei que sem o cinto de segurança ele não trabalharia e ele falou que não ia usar cinto de segurança. Falei que não escaparíamos se cair lá embaixo”, contou o dono da casa.

Pedro disse que tentou socorrer o pedreiro, mas Ivan morreu ainda no local do acidente.

“Eu cheguei a entrar em pânico. Nem comi nada até agora. Trabalhou ontem e hoje pra mim até esse horário. É um peso que vou carregar no meu coração pra sempre. É meu amigo, gosto dele demais da conta”, explicou.

O corpo do pedreiro foi levado ao Departamento Médico Legal (DML). O dono da casa disse que ajudou a família de Ivan com os custos do velório e que se colocou à disposição para prestar qualquer auxílio aos familiares.