‘Estamos felizes, mas apreensivos’, diz pai que vai buscar filho gerado em barriga de aluguel na Ucrânia
Um casal de brasileiros está indo para a Ucrânia buscar o filho deles que nasceu em uma barriga de aluguel no país do leste europeu.
Em guerra, desde que foi invadido pela Rússia no dia 24 de fevereiro, a Ucrânia é um destino muito procurado por casais que buscam a contratação de barrigas de aluguel. Milhares de bebês nascem dessa forma todos os anos em tempos normais e muitos dos clientes são estrangeiros.
A professora Priscila Rodrigues e o engenheiro marítimo João Paulo Bogucki são capixabas, moradores de Vitória. Após algumas tentativas de fertilização in vitro no Brasil, o casal decidiu buscar por uma barriga de aluguel e viajou até a Ucrânia em março do ano passado.
Após realizarem os procedimentos de coleta de material genético e implantação do embrião, o casal voltou ao Brasil para aguardar até o final da gestação. João Levi nasceu no último sábado (19) em uma maternidade de Kiev, capital do país, no 23º dia da guerra.
“Ele esta bem e seguro. A embaixada está dando assistência e informação e vem ajudando outros casais brasileiro na mesma situação”, contou o pai da criança.
À reportagem, João Paulo contou que desde os últimos dias antes de dar a luz a “surrogate mother” (mãe de substituição, em tradução literal) já estava em um local seguro e que o parto foi realizado em uma maternidade que segue funcionando dentro da normalidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/B/TMlJYtR7KuBAfoeXzdVQ/158718692-268676981365025-1345142427373661160-n.jpg)
Casal brasileiro João Paulo e Priscila Bogucki contratou barriga de aluguel para gestar filho na Ucrânia — Foto: Reprodução/Instagram
Segundo o pai, após três dias em observação na maternidade, o bebê será levado para um abrigo da clínica responsável pelo serviço de barriga de aluguel.
Priscila e João Paulo devem embarcar para a Ucrânia no próximo sábado (26). O planejamento é que eles entrem no país pela cidade de Lviv. De acordo com eles, funcionários do consulado e da embaixada estão orientando a viagem.
“Já tiveram outros casais que foram antes da gente, tá dando tudo certo. Lógico que a gente fica apreensivo pela situação. A gente está num momento muito feliz, mas apreensivo devido ao que estamos acompanhando da guerra. Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser”, falou o pai.
Por que a Ucrânia é um centro de barriga de aluguel?

Bebês que nasceram em barrigas de aluguel na Ucrânia ficarm para trás
A Ucrânia tornou-se um dos principais destinos de pais e mães em busca de barriga de aluguel devido ao preço atraente – quase metade do valor cobrado em outros países.
No Brasil, a prática de barriga de aluguel – ou gestação de substituição – só é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) quando não possui fins lucrativos.
Em contrapartida, diversos países permitem legalmente o procedimento de barriga de aluguel com fins lucrativos – inclusive para estrangeiros.
Com o início da guerra, alguns pais estrangeiros não têm conseguido ir buscar os bebês nascidos de barrigas de aluguel na Ucrânia.