Um jovem de 18 anos morreu em um confronto com guardas municipais, na noite desta quarta-feira (29), no bairro Cobi de Cima, Vila Velha, na Grande Vitória, segundo a Guarda. A família dele contesta essa versão.
Houve tiroteio na região e três ônibus foram incendiados em protesto contra a ação da Guarda.
De acordo com a Guarda, durante um patrulhamento na região, agentes viram um homem apontando uma arma para outro e os dois atiraram contra os agentes, que revidaram.
Eduardo Pereira Martins morreu após ser baleado no confronto, ainda segundo a Guarda. A corporação disse que jovem morto tinha quatro mandados de prisão em aberto.
O corpo dele ficou caído em uma escadaria.
Ônibus incendiados
Após o confronto, três ônibus foram incendiados, dois deles no bairro Jardim América, próximo à Cobi de Cima. O itinerário de alguns coletivos precisou ser alterado e algumas linhas foram suspensas.
Um vídeo mostra o momento em que vários homens pararam um dos ônibus ordenando que o motorista parasse. Um deles jogou um objeto contra o coletivo e os passageiros desceram. Em outro vídeo, um ônibus aparece pegando fogo.
A mãe e a irmã de Eduardo, que preferiram não se identificar, deram uma versão diferente da divulgada pela Guarda. Segundo as familiares, o jovem não estava armado e saiu para cortar o cabelo.
Os guardas não encontraram a arma que estaria com ele.