Suspeitos de abuso e exploração sexual infantil na internet são presos durante operação no ES

Suspeitos de abuso e exploração sexual infantil na internet são presos durante operação no ES

Dois suspeitos foram presos em flagrante nesta quinta-feira (30) por abuso e exploração sexual, no ambiente virtual, no Espírito Santo. As prisões fazem parte da Operação Luz na Infância, deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

O títular da DRCC, delegado Brenno Andrade, afirmou que as duas prisões já realizadas foram efetuadas nos municípios de Vitória e Vila Velha. Se condenados, os presos podem cumprir até dez anos de prisão.

“Foram conduzidas para a unidade policial, vamos lavrar o procedimento e encaminhar ao Poder Judiciário. Com elas foi encontrado material de abuso extremamente bárbaro. A Polícia dá prioridade a isso porque afeta não só as crianças, mas o entorno dela, o crescimento da criança, os pais, familiares, o ambiente escolar. Queremos prender esses criminosos e levar à Justiça”, afirmou a autoridade policial.

Um dos indivíduos presos chegou a tentar se justificar pelos atos. “Ele deu a desculpa de que a culpada é a esposa, que não o procurava em casa e, por isso, era necessário o acesso a esse tipo de material”, relatou Andrade.

“A PC tem meios de identificar esses criminosos e tem como provar que eles baixam esse tipo de material. O que temos percebido é que o perfil deles varia, desde homens jovens, até homens de 60 de idade. As pessoas por vezes se surpreendem, dizendo que eram pessoas bem vistas no seu bairro”, afirmou o delegado.

De acordo com informações da PC, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em três municípios do Estado nesta quinta (30). 

A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). Ao todo, são 162 alvos no Brasil e mais 6 países, incluindo os Estados Unidos.