No momento em que dançava ao som da música “Tem cabaré essa noite” um grupo de mulheres caiu dentro de uma fossa de cerca de três metros de fundura em Alagoinhas/BA, no sábado, 24. As mulheres, num total de sete, afundaram mas conseguiram emergir e ficaram com a podridão da fossa até no queixo.
Uma das vítimas, a depiladora Gabriela Carvalho, 38 anos, disse que o fato aconteceu na casa da avó dela, e que ninguém sabia da localização da fossa. “A gente sempre faz festas lá e nunca aconteceu isso”, afirmou ela, que no momento do fato estava comemorando com amigas o aniversário de uma tia.
Gabriela Carvalho relata que sentiu o chão ceder e nada pode fazer, porque foi tudo muito rápido. “O chão cedeu um pouco, deu tempo para gritar e respirar. Então descemos em um mergulho. Pensei que não íamos mais voltar, mas por um milagre conseguimos subir e ficamos lá boiando”, relembra a depiladora.
Rapidamente o que era alegria se transformou em desespero por parte das pessoas que estavam na festa e que passaram a gritar de pavor e a tentar retirar as vítimas. “Fomos finalmente retirados da fossa e fui imediatamente procurar meu filho de cinco anos, que pensei ter caído lá também”, contou Gabriela.
Ninguém ficou ferido e houve apenas escoriações e dores musculares. “A gente lutou muito para sair. Só uma pessoa que não teve nenhuma escoriação”, salienta a depiladora, acrescentando que depois do banho não mais conseguiu “curtir” a festa de aniversário. O desespero das vítimas foi gravado em vídeo.
A título de esclarecimento, fossa é uma escavação ou grande câmara subterrânea onde são despejados e acumulados dejetos humanos. Elas são muito comuns em residências que não são servidas por rede de esgoto. Em virtude disso, as vítimas do acidente deverão se submeter a exames médicos.