Cresce o número de confrontos entre policiais e criminosos no Espírito Santo

Cresce o número de confrontos entre policiais e criminosos no Espírito Santo

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontaram que de janeiro a outubro deste ano foram registrados 437 confrontos entre policiais e criminosos em todo o estado, número 3,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 421 casos.

Neste ano, entre janeiro e outubro, cinquenta suspeitos já morreram, o que representa um aumento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Diante das informações, é possível afirmar que tem havido um confronto a cada 18 horas no Espírito Santo.

O Tenente-coronel do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, Leandro Menezes, explicou que a sensação de impunidade e a guerra entre grupos criminosos pelo domínio do tráfico de drogas contribuíram para o aumento no número de confrontos.

Segundo a autoridade, existe um mercado que está sendo explorado e espaços mais ativos. “As facções estão em guerra e a sociedade pede a presença da PM. Estamos na mediação, mas há cada vez mais jovens, inconsequentes e ousados e armados e com a consciência que a justiça está mais lenta que a atuação da polícia. Então continuam atuando, agredindo e atacando PMs e tendo respostas em trocas de tiros”, explicou.

Com os dados em análise, é possível perceber que a maioria das ocorrências aconteceram na Grande Vitória (371). Confira por cidade:

Vitória: 132
Serra: 121
Cariacica: 58
Vila Velha: 47

“A polícia não está matando mais”, diz Tenente-coronel

Apesar do aumento no número de confrontos, o Tenente-coronel assegura que a polícia não está matando mais.

“O que fazemos é garantir ao cidadão a tranquilidade, já que o criminoso ataca não somente a PM, mas o ‘cidadão de bem’. Estamos na rua para dar segurança. E se um suspeito não obedece, vai receber resposta de acordo com a agressão. Se forem ataques com arma, vão ter resposta com arma de fogo”, esclareceu.

Menezes ainda explicou à reportagem da TV Vitória que, só em Vitória, no mês de outubro, 218 pessoas foram conduzidas e que mais da metade delas eram reincidentes. “Metade já passou pelo sistema e se sente à vontade para continuar cometendo crimes”, acrescentou.

O militar também reforçou que a PM vai continuar atuando nas áreas de conflito. “O papel da PM no estado é estar presente. Onde houver ameaça e crime, o policial vai estar e usar a força necessária para levar paz”, finalizou.

Confrontos recentes

O confronto mais recente foi registrado nesta segunda-feira (21), no bairro Santa Rosa, em Cariacica. Policiais militares faziam um patrulhamento pela região com o objetivo de prender criminosos envolvidos com o tráfico de drogas.

Quando viram os agentes, os suspeitos atiraram e os policiais acabaram revidando os disparos. Renderson Barcelos Passos de Araújo, de 23 anos, acabou preso e, com ele, os PMs encontraram uma sacola com drogas. Antes de ser encaminhado ao presídio, ele passou por exames no Departamento Médico Legal e comentou a ação criminosa.

Ainda em Cariacica, outra troca de tiros entre criminosos e policiais foi registrada durante uma abordagem em um ponto do bairro Itacibá, conhecido pelo intenso tráfico de drogas. Djonatan Soares dos Santos, de 19 anos, acabou detido. Com ele, os militares encontraram drogas e rádios comunicadores. Um outro homem, também de 19 anos, acabou baleado e foi socorrido para um hospital da região.

No bairro Alvorada, já em Vila Velha também houve confronto na semana passada. Moradores registraram a correria e o movimento de viaturas na região.

Na troca de tiros, Pedro Henrique da Silva, de 19 anos, acabou baleado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a polícia, com o rapaz foram encontradas uma pistola com seletor de rajadas, munições e carregadores.

Estes três casos foram registrados apenas nos últimos 10 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *