ES recebe alertas de chuvas intensas e ventos fortes em todos os municípios

ES recebe alertas de chuvas intensas e ventos fortes em todos os municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu no final da manhã desta quarta-feira (30) três alertas – um de chuvas intensas, um de acumulado de chuvas e um de tempestade – para todos municípios do Espírito Santo. Todos os avisos, na cor laranja, têm grau de severidade de perigo e são válidos até às 10h desta quinta-feira (1).

De acordo com o Instituto, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), junção de uma frente fria com áreas de instabilidade, é causa das chuvas fortes no Espírito Santo, assim como em Minas Gerais, Tocantins, Goiás e no Pará.

Nas áreas em que os alertas vigora, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, estrago de plantações, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios e de descargas elétricas.

Em casos de rajadas de vento, a orientação do Inmet é para a população é não se abrigar embaixo de árvores e nem estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Instituto também orienta que, enquanto houver essa instabilidade no tempo, a população evite o mau tempo, observe alteração nas encostas e, se possível, desligue os aparelhos elétricos da tomadas.

O telefone da defesa civil é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193 em todo território capixaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *