Prefeitura de Guarapari e Cesan, realizam visita técnica em galerias de esgoto na Praia do Morro

Prefeitura de Guarapari e Cesan, realizam visita técnica em galerias de esgoto na Praia do Morro

Prefeitura de Guarapari e Cesan, realizam visita técnica em galerias de esgoto na Praia do Morro

Na última sexta-feira (13), uma equipe das Secretarias de Meio Ambiente e Obras, juntamente com técnicos da Companhia Espírito Santense de Saneamento – CESAN, realizaram uma visita técnica nas galerias da orla da Praia do Morro, com objetivo de identificar possíveis irregularidades. 

O secretário de Meio Ambiente, Breno Ramos, ressalta que o município está em planejamento juntamente com a CESAN, com intuito de coibir a prática de ligações clandestinas no bairro Praia do Morro. E alerta que, as ações serão intensificadas, uma vez que já existe um termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, e para os próximos dias, mais ações específicas de fiscalização estão previstas no município.

O gestor da divisão de operação dos sistemas de água e esgoto da Cesan, Márcio Machado, disse que juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, a Cesan fez a inspeção nas galerias da orla Praia do Morro, para tentar identificar problemas na infraestrutura.

Vale ressaltar, que a rede está dimensionada para dar conta, mas em caso de uma chuva muito volumosa, em curto período, sobrecarrega tanto o sistema pluvial, quanto o de esgoto.

A Cesan solicita para quem está com esgoto ligado na pluvial ou em algum tipo de galeria, que busque a Companhia para regularizar a situação e evitar desvio para o mar.

Márcio também explica como é feita a fiscalização, “Hoje a gente faz o levantamento das ruas que estão aptas a ter prédios ligados na rede e repassamos para prefeitura. Aqueles que não estão devidamente ligados no sistema, a Cesan com a Prefeitura, confirma se o prédio ou casa realmente não está ligado devidamente e daí então o síndico ou morador recebem a notificação, explicou Márcio.

A Secretaria de Obras públicas (Semop), já está fazendo um levantamento, para realização de investimentos na rede de drenagem na Praia do Morro.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *