Chef de Anchieta se inspira na história de vida da avó para lançar buffet

Chef de Anchieta se inspira na história de vida da avó para lançar buffet

Segundo as sócias, a atenção a cada detalhe é um diferencial da marca e, por isso, pretendem atender em pequena escala, preferencialmente, eventos intimistas.

Quem não guarda uma boa memória na casa da avó? As reuniões em família, os almoços de domingo e até mesmo aquele prato favorito que só ela fazia, ou ainda faz, da maneira que você prefere. E foi inspirada na ‘magia’ da cozinha da avó, que a chef Lais Thompson lança, agora, sua nova marca: o buffet Dona Bira Cozinha, que leva o apelido de sua avó materna.
A profissional que atua no ramo da gastronomia há 10 anos e é proprietária da cafeteria Empório Rerigtiba, no balneário de Iriri, em Anchieta, inaugura seu novo empreendimento em grande estilo ao lado da mãe e sócia, Rizete Thompson.
O objetivo das empresárias é entregar uma experiência acolhedora que remete à comida afetiva, mas com o toque da gastronomia clássica e, por isso, criaram um menu especial para eventos intimistas como aniversários, batizados, encontro com amigos, reuniões corporativas e confraternizações.
Dentre as opções oferecidas pela marca, estão buffet infantil, ilhas gastronômicas, coquetéis, coffee break, além de um cardápio fixo de entradas e pratos especiais lançados em datas festivas. O buffet Dona Bira Cozinha também dispõe de louças charmosas e adequadas para cada tipo de evento.
Segundo as sócias, a atenção a cada detalhe é um diferencial e, por isso, pretendem atender em pequena escala, preferencialmente, eventos intimistas.
O menu inclui variedade de queijos finos e frios, salgadinhos fritos e assados, canapés, pães de fermentação natural, risotos, filé ao molho de gorgonzola, baião de dois, bobó de camarão, quiches doces e salgadas, além das famosas terrines, um dos itens mais pedidos no buffet. Laís ressalta que o cardápio também pode ser personalizado.
A dedicação e o capricho na preparação dos alimentos feitos pela matriarca renderam à chef o desejo de manter a tradição da família: comida boa e bem-feita. Para deixar os quitutes ainda mais saborosos, Laís acrescentou seu toque pessoal aos pratos, adicionando ingredientes e técnicas que ela aprendeu ao longo de sua carreira. Conheça mais nos perfis do Instagram @donabiracozinha, @cheflaisthompson e @emporiorerigtiba.
Quem é Dona Bira
Hoje, dona Iracy, ou dona Bira, tem 86 anos. Nascida em Piúma, passou parte da juventude em Cachoeiro de Itapemirim, onde conheceu o companheiro, David de Mendonça. Se casou aos 22 anos e foi embora para o Estado do Rio de Janeiro, onde David residia.


No Rio, tiveram oito filhos. Com dificuldades financeiras, o casal decidiu se mudar para Cachoeiro, onde teve o filho caçula. Dona Iracy, então, decidiu fazer salgados para vender nos bares e restaurantes da cidade.
Os quitutes caíram no paladar do povo e, com a alta demanda em pouco tempo de mercado, teve de expandir os negócios e abriu uma fábrica de salgados. Depois de algum tempo como uma das principais fornecedoras de salgados em Cachoeiro, dona Iracy decidiu fornecer os salgados para os quiosques de Piúma, durante o verão.
Ela até podia contar com auxílio de ajudantes na cozinha, mas as massas e recheios eram por conta dela, afinal, foi o tempero dela que conquistou a clientela. E foi nessa época que a salgadeira ganhou o apelido de um de seus entregadores. “Eu dava oportunidade de trabalho para aqueles que precisavam e tinha um entregador, da Paraíba, que começou a me chamar assim, logo o apelido pegou.”
Segundo a chef, as receitas e técnicas foram passadas de geração em geração e, por isso, há “cozinheiras de mão cheia” na família. Mas, nada disso seria possível se não fosse a história de vida da avó, mulher batalhadora, mãe de nove filhos, que decidiu empreender para vencer a dificuldade financeira que enfrentava naquela época. E é por isso que a marca leva o apelido da matriarca.
“Eu fico orgulhosa de ver a Laís e a Rizete expandindo os negócios. Fico feliz porque elas são caprichosas igual a mim [risos]. Eu fazia mais de mil salgados por dia, adorava fazer salgados. Para mim, era uma alegria. Elas ainda vão crescer muito neste ramo porque são caprichosas e determinadas. Me sinto orgulhosa por minha história ter inspirado elas”, destacou dona Iracy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *