Uma cena de violência chocante abalou a comunidade de Venda Nova do Imigrante, no Sul do Espírito Santo, quando um professor de academia foi flagrado, na manhã desta quinta-feira (25), agredindo um jovem autista de 20 anos. O incidente, registrado em imagens perturbadoras, mostra o professor de educação física, de porte físico avantajado, abordando o jovem dentro de um supermercado e, ao sair, desferindo socos que resultaram em ferimentos visíveis. Veja imagens da agressão no final da matéria!
O jovem, visivelmente indefeso e magro, não reagiu e tentou se proteger dos golpes, encolhendo-se e colocando a mão no nariz sangrando devido às agressões. As imagens geraram indignação e preocupação na comunidade local.
O deputado estadual Allan Ferreira, conhecido por sua defesa da causa autista, entrou em contato com um vereador de Venda Nova para esclarecer o ocorrido. Foi informado que o autista teria supostamente tentado abaixar a calça de uma mulher dentro da academia. A Polícia Militar foi acionada na ocasião, e a família do rapaz, de condições modestas, apresentou um laudo que confirma o diagnóstico de autismo.
Em entrevista à reportagem, o deputado Allan Ferreira condenou veementemente a agressão, destacando que o autista não tem percepção do ato que cometeu e ressaltando que existem leis para lidar com essas situações. “Não justifica esse professor procurar o rapaz para agredi-lo. Existe lei para cuidar dessas situações. Não estou defendendo o ocorrido dentro da academia, mas o autista não tem percepção do ato que fez ser errado. Você vê que ele nem reaje às agressões”, afirmou o deputado.
Ferreira, consternado com o ocorrido, publicou o vídeo das agressões em sua página no Instagram e expressou sua indignação. “Como deputado e cidadão, estou profundamente consternado e indignado com o ato covarde de violência cometido contra este jovem autista em Venda Nova do Imigrante na manhã de hoje! A brutalidade e a falta de empatia demonstradas pelo agressor são inaceitáveis e devem ser veementemente repudiadas por toda a sociedade.”
O deputado concluiu seu pronunciamento apelando às autoridades competentes para agirem com rigor e rapidez na responsabilização do agressor e garantindo que o jovem receba o apoio necessário para se recuperar do trauma. O episódio reforça a necessidade contínua de esforços para garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos, reforçando o compromisso com a luta contra a intolerância e a violência em todas as suas formas.