O veículo institucional não é usado somente para o exercício do mandato. Pelo menos não em São Gabriel da Palha, no noroeste capixaba. Por lá o secretário de Cultura e Artes, José Luiz Vial, foi flagrado por moradores usando o carro para ir a um bar comprar cervejas.
Não há informações de que ele tenha ingerido bebida alcoólica no estabelecimento antes de sair com uma caixa de cerveja.
O flagrante feito por vídeo, mostra José Luiz Vial, no dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República e ponto facultativo em São Gabriel da Palha. Isto é, não teve expediente na prefeitura, e o secretário utilizou veículo oficial, um modelo Pálio branco, marca Fiat, em atividades unicamente particular.
Questionado, o secretário negou e disse que as denúncias são mentirosas. “As informações não procedem. O veículo não pertence a prefeitura. Trata-se apenas de tentativas de denegrir a minha imagem, através de aros covardes e inescrupulosos. Não se trata de carro oficial, é um ato politiqueiro. O carro não é meu, é de um compadre meu”, informou.
Por meio de nota a PMSGP informou que não houve denúncia através dos meios oficiais da prefeitura, mas que irá realizar processo administrativo. “Considerando que a Prefeitura preza pela transparência e lisura dos seus atos, a situação foi levada ao Executivo Municipal, ocasião em que o Sr. Prefeito, diante do que foi relatado, ordenou abertura imediata de Processo Administrativo Disciplinar”.