Papa Francisco volta a dizer que há ‘viadagem’ na Igreja Católica diz imprensa

Papa Francisco volta a dizer que há ‘viadagem’ na Igreja Católica diz imprensa

O papa Francisco voltou a usar uma palavra considerada ofensiva para se referir aos gays, pela qual já havia se desculpado no mês anterior, conforme relatado pela agência de notícias ANSA na terça-feira (11).

Segundo a mídia italiana, o papa usou a palavra “frociaggine”, um termo vulgar em italiano que pode ser aproximadamente traduzido como “bicha”, em 20 de maio, durante uma reunião privada com bispos italianos.

De acordo com a ANSA, Papa Francisco repetiu o termo na terça-feira durante um encontro com padres romanos, afirmando que “há um ar de bicha no Vaticano” e que seria preferível que jovens com orientação homossexual não fossem admitidos no seminário

Em resposta ao último relatório, a assessoria de imprensa do Vaticano mencionou uma declaração emitida sobre o encontro de terça-feira com os padres, na qual o papa reafirmou a importância de acolher os homossexuais na Igreja, mas também destacou a necessidade de prudência ao considerá-los como seminaristas.

Após o relato inicial sobre o uso da palavra, o jornal Corriere della Sera mencionou bispos não identificados que estavam presentes na reunião, sugerindo que o papa, por ser argentino, talvez não tenha percebido que o termo italiano que usou era considerado ofensivo.

Com 87 anos de idade, Papa Francisco é considerado o líder da igreja que implementou mudanças significativas em relação à comunidade LGBT+ durante seus 11 anos de papado. Alguns analistas do Vaticano argumentam que seus recentes equívocos enfraquecem sua autoridade e suscitam dúvidas sobre suas convicções e a direção da reforma que ele tem em mente para a Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *