Na OAB local, as eleições são disputadas por 2 chapas. De um lado, a situação (Chapa 1), encabeçada pela advogada Mônica Silva Ferreira Goulart, figura bastante conhecida das colunas sociais e que tenta emplacar o terceiro mandato consecutivo. E, de outro lado, a de oposição (Chapa 10), encabeçada pelos advogados Raniel de Ávila e Karol Rocha, com o slogan “Renovar para Avançar!” e que apresenta um sólido plano de gestão para profissionalizar a gestão da OAB.
Nos bastidores, o clima é de renovação e de posições contra o terceiro mandato, o que mostra um cenário difícil para a chapa de situação. Somam-se a isso os apoios de peso recebidos pela Chapa 10 nas últimas semanas, como os dos Prefeitos eleitos de Guarapari e Alfredo Chaves (que também são advogados), Rodrigo Borges e Hugo Luiz; e os de ex-presidentes e vice-presidentes da OAB local, os advogados Jedson Maioli, Ney Simões, Cristiana Palaoro e Fabrício da Matta Correa.
Na Seccional (OAB Espírito Santo), o clima de mudança também toma conta. Ao que tudo indica, Érica Neves, que também é chapa 10, deve ser a primeira mulher a presidir a entidade. O atual presidente, Rizk Filho, a cada dia, perde mais apoiadores.