A Diocese informou que o afastamento é por tempo indeterminado
O padre Vinícius José de Madeira Messias foi afastado de suas funções sacerdotais pela Diocese de Floriano nesta quinta-feira (14), após a circulação de um vídeo íntimo nas redes sociais. O material mostra o religioso mantendo relações sexuais com uma mulher, cuja identidade não foi revelada.
A Diocese informou que o afastamento é por tempo indeterminado e impede o padre de realizar qualquer celebração pública, incluindo missas e sacramentos, exceto em casos de risco de morte de fiéis.
Em nota, a instituição afirmou que a decisão tem “caráter pastoral e administrativo, adotada com espírito de prudência, visando o bem da Igreja e o cuidado com o povo de Deus”. O comunicado, no entanto, não menciona diretamente o motivo do afastamento.
Segundo o próprio religioso, a decisão foi tomada de forma conjunta com os superiores. “O que aconteceu foi a entrega do meu ministério, eu mesmo entreguei, de comum acordo foi conversado, foi pensado, foi bem trabalhado, foi bem assistido pelo meu bispo Dom Júlio César e o vigário geral Padre Eulálio Miranda. Nós tivemos uma reunião e lá na reunião nós conversamos e achamos por bem chegar a essa conclusão”, explicou.
Uma imagem extraída do vídeo também circula pela internet. O rosto da mulher foi coberto por um emoji, mas a identidade do padre é visível.