Ideally construtora
WhatsApp Image 2025-06-09 at 19.01.23
S4005-25_Webbanner_1140x140px_final
S4011-25_webbanner_1140x140px_2_final
806,1X103,2px_SEC_0006_25_BI_DIA_DAS_MAES_2_C
806,1x103,2_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_
Screenshot_6
WhatsApp Image 2023-02-02 at 12.48.59
previous arrow
next arrow
Ideally construtora
WhatsApp Image 2025-06-09 at 19.01.23
S4005-25_Webbanner_1140x140px_final
S4011-25_webbanner_1140x140px_2_final
806,1X103,2px_SEC_0006_25_BI_DIA_DAS_MAES_2_C
806,1x103,2_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_
Screenshot_6
WhatsApp Image 2023-02-02 at 12.48.59
previous arrow
next arrow
Notícias

Festa da Penha 2024 tem recorde de público presencial e de alcance nas mídias 

Para a Comissão Organizadora da Festa da Penha, a edição 454 do maior evento do Espírito Santo bateu recordes que entraram para a história. A começar pelo público. Somente na Romaria dos Homens, no último sábado (6) participaram cerca de 1,2 milhão de pessoas. 

A estimativa é que, em todos os nove dias da festa, mais de 2,7 milhões de participantes tenham visitado as atividades da festa, nas últimas edições a estimativa era de 2,5 milhões. Mas o alcance das homenagens à padroeira do Espírito Santo vai muito além. 

A mídia local, sempre pronta para levar as notícias da Festa para os capixabas, deu cobertura massiva para o evento todos os dias. Além disso, emissoras católicas estiveram presentes tanto na cobertura jornalística quanto na transmissão da programação oficial: TV Evangelizar, TV Canção Nova, TV Aparecida, Rede Vida, Pai Eterno e outras acompanharam cada passo de nossas 11 romarias, 50 missas e programação em geral, levando também informações do turismo do Espírito Santo para todo o Brasil. 

Nas redes sociais oficiais da Festa da Penha, Convento da Penha e Arquidiocese de Vitória, os capixabas e também pessoas de outros estados até do exterior puderam interagir com o evento e acompanharem mais de 50 horas de programação ao vivo, incluindo as Missas do Oitavário, shows diários, Programa Salve Mãe das Alegrias e transmissões das romarias dos Homens e das Mulheres, além cobertura com depoimentos e informações em tempo real. 

 A Festa ainda ampliou o alcance entre os municípios. Pela primeira vez, a Imagem de Nossa Senhora Iluminada brilhou também em Cariacica, estando simultaneamente em três municípios, incluindo Vila Velha e Serra. Também pela primeira vez, a Romaria dos Ciclistas, realizada nesta segunda-feira (8), contou com saída da Praia de Camburi, em Vitória, que somou à já tradicional saída de Cobilândia, em Vila Velha, aumentando ainda mais o público e a interação com a festa. 

Além das Missas do Oitavário, fundamentais para levar a mensagem do Evangelho, papel principal da Festa, a programação noturna também ajudou a levar palavras de alegria e evangelização com música, oração, espetáculo e muita alegria. Cantores católicos capixabas e de renome nacional abrilhantaram as noites no Campinho do Convento e também no Parque da Prainha: Thiago Brado, Eliana Ribeiro, Raquel Carpenter, Ziza Fernandes, Padre Joãozinho, Padre Anderson Gomes e Suely Façanha são alguns dos nomes que passaram pela programação. 

 O show de encerramento, com o cantor Michel Teló, também fechou a Festa com chave de ouro. O artista, católico, chegou a fazer uma homenagem à Nossa Senhora, emocionando o público. As romarias e missas das Dioceses Arquidiocesanas atraíram o público de suas comunidades, com uma grande participação na Festa: totalizando quase cem ônibus vindos de Colatina, São Mateus e Cachoeiro. 

 Já a Romaria das Mulheres, realizada no domingo (7) lotou o Parque da Prainha ao final da caminhada e a Romaria dos Conguistas seguiu a tradição da subida do Convento, destacando o caráter cultural da festa. Na Romaria das Pessoas com Deficiência, importantes temas de inclusão e respeito foram abordados.

 A participação dos jovens foi uma alegria a parte para a organização. Tanto a Romaria dos Adolescentes, realizada sábado (6), quanto a Vigília Jovem, entre a noite de domingo (7) e segunda (8), lotaram o Campinho do Convento, com alegria, cor e entusiasmo típicos da juventude.

 A Festa da Penha é a principal festa religiosa do Espírito Santo e a 3ª maior festa mariana do Brasil. O evento tem 454 anos de tradição, e na edição de 2024 trouxe como tema: “Ó, vem conosco, vem caminhar”. 

A Festa começou no último domingo (31) e terminou nesta segunda-feira (8). Está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. 

É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e da Prefeitura de Cariacica, apoio da TV Gazeta, A Gazeta, Café 3 Corações e TVE. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Atlântica Petróleo, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Shopping Vila Velha, Vale e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *