Como parte das atividades do Maio Amarelo, três veículos acidentados foram colocados em pontos estratégicos da cidade, com o intuito de alertar os cidadãos sobre os riscos das imprudências no tráfego. A estratégia foi adotada pela Inspetoria de Educação para o Trânsito, da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), com apoio da Seguradora Multiplus.
Os automóveis, visivelmente danificados e posicionados em locais de grande circulação, servem como símbolos das consequências trágicas que podem resultar da imprudência no volante. Esta iniciativa busca não apenas chamar a atenção para os perigos do trânsito, mas também educar e conscientizar os motoristas sobre a necessidade de adotar medidas responsáveis para evitar acidentes.
A subinspetora Clarisse Meirelles, responsável pela coordenação da ação, destacou a importância de sensibilizar a comunidade para uma mudança de comportamento no trânsito. “Esses carros sinistrados são um lembrete visual das tragédias que podem ser evitadas com atitudes mais conscientes e respeitosas no tráfego”, afirmou.
A escolha dos pontos de instalação dos veículos não foi aleatória. Eles foram estrategicamente posicionados em locais de maior circulação de pedestres e veículos. Os automóveis estão localizados na subida da Terceira Ponte, no Posto Treviso, na Praia da Costa; na Praça dos Ciclistas, em Coqueiral de Itaparica; e na avenida Carlos Lindenberg, na Glória.
A comandante da GMVV frisou a importância da sociedade mudar o pensamento em relação aos acidentes. “É hora de mudar a mentalidade. Os motoristas precisam redobrar a atenção quando estão no veículo e a sociedade precisa parar de tratar acidentes como algo normal. Cada tragédia no trânsito é evitável e não pode ser banalizada. A Guarda sempre atende ocorrência de acidente no trânsito e, posso garantir, a maioria dos acidentes tem uma imprudência que antecede aos fatos”, comenta.
O secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, major Rogério Gomes, destaca a necessidade de conscientização sobre a segurança no trânsito. “Muitas vezes as pessoas limitam o trânsito apenas aos veículos, mas isso é um equívoco. Pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas são todos partes integrantes desse cenário. Portanto, é fundamental que cada um de nós siga as regras estabelecidas e assuma a nossa responsabilidade na promoção de um trânsito seguro”, afirma.
As ações do Maio Amarelo irão continuar durante todo o mês. “Além da presença física dos carros acidentados, a Inspetoria de Trânsito está promovendo uma série de atividades educativas ao longo do mês, incluindo palestras, blitzes e distribuição de materiais informativos. Todas as ações são voltadas para conscientização e prevenção de acidentes”, frisa o inspetor do Trânsito da GMVV, Abner Nunes.