Três institutos meteorológicos previram mais chuvas para as próximas 72h, a partir desta quinta-feira (5), no Espírito Santo. Desta vez, os fenômenos adversos podem variar entre acumulado de chuva, tempestades de raios, granizo e vendavais, segundo aviso do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Isso porque, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que está sob o Estado se posicionará de forma totalitária, ou seja, alcançando praticamente todo Espírito Santo.
Ainda nesta quinta (5), a chuva pode dar trégua e ocorrer de forma ocasionais ao longo do dia. Haverá também algumas aberturas de sol. Segundo o último boletim da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã de hoje, 838 pessoas estão fora de suas casas após as chuvas intensas que caíram na região.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o grau de severidade é de perigo, podendo chover de 50 a 100 milímetros por dia. É preciso que moradores de áreas de risco, como em encostas e às margens de rios fiquem atentos.
Em caso de emergência, deve-se sair do local e pedir ajuda por meio da Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).