Prefeitura de Guarapari esclarece que não existe caso de H1N1 confirmado

Prefeitura de Guarapari esclarece que não existe caso de H1N1 confirmado

Lamentavelmente, de forma equivocada e completamente irresponsável, está circulando nas redes sociais, uma falsa informação (fake news) de que Guarapari registrou mortes por H1N1 nos últimos dias.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que até o momento o município não possui caso confirmado da doença.

Entretanto, o fato é que, infelizmente, uma moradora de Guarapari veio a óbito, em Anchieta, com uma síndrome respiratória aguda grave, não sendo este quadro uma confirmação da doença. O município aguarda laudo do Serviço de Verificação de Óbitos – SVO, para confirmação da causa.

Outra paciente, transferida na sexta-feira (24) para o hospital Dório Silva, está sob observação.

Vale ressaltar que a UPA segue trabalhando de forma regular com equipe profissional completa e sem ausência de insumos.

Toda a equipe da Vigilância Epidemiológica do município está ciente da suspeita e já está atuando de forma preventiva, com trabalhos de bloqueio, através da distribuição da medicação de quimioprofilaxia para os familiares.

Outro fato lamentável, é que alguns grupos políticos estão se utilizando da dor dos familiares, num momento tão delicado. No momento, o mais importante é apuração dos fatos, bem como nos consternarmos com a situação dos familiares, que perderam um ente querido.

Mesmo sem casos confirmados, o município alerta para a importância da prevenção a fim de evitar a contaminação pelo vírus Influenza H1N1.

São ações simples como sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar, utilizando água e sabão ou, ainda, álcool 70%; utilizar lenços descartáveis; deixar o ambiente sempre ventilado; cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir; não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa; não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres; evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão; evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

PREFEITURA DE GUARAPARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *