Campo de lavanda em Pedra Azul é a mais nova atração turística do ES

Campo de lavanda em Pedra Azul é a mais nova atração turística do ES

A região de Pedra Azul, em Domingos Martins, é famosa por suas belezas naturais, a gastronomia diversa e o artesanato produzido nos arredores. Agora, um novo item se incorpora a essa paisagem, prometendo atrair turistas, visitantes e muitas fotos nos próximos meses.

Os cinco mil pés de lavanda, num sítio em São Paulinho do Aracê, já tingem de roxo a paisagem. O Lavandário Pedra Azul, que existe desde 2017, surgiu despretensiosamente quando a proprietária do sítio resolveu plantar apenas três mudinhas. Ela, que já conhecia os campos de lavanda da região de Provence, na França, aprendeu a mexer com a planta.

No terreno também foi usado o composto resultante do plantio de cogumelos, que sobrava dos vizinhos, para adubar o canteiro de lavanda. Os resultados foram ótimos, junto com o clima da conhecida Rota das Flores, ideal para a planta.

VISITAS

A lavanda é uma planta terapêutica conhecida desde a Idade Média, pelas suas propriedades antissépticas. Usada para lavar as ruas da Europa durante a peste negra, lavar roupas de cama, banhar enfermos, ela também começou a ser conhecida por ser repelente de insetos e diminuir pragas no campo e na cidade. A planta também é usada em chás, saches e até travesseiros, para acalmar o sono. Em breve todos esses produtos serão vendidos no lavandário.

Fonta: A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *