Estado vai oferecer mais 7 mil carteiras de motorista de graça

O governo do Estado anunciou mais 7 mil carteiras de motorista de graça para o ano que vem. A medida faz parte do Programa CNH Social, que, este ano, ofertou 5 mil documentos.

A informação é do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Givaldo Vieira. O processo seletivo da primeira etapa, com 3.500 carteiras, deve acontecer entre fevereiro e março de 2020. A seleção da segunda etapa, com outras 3.500 habilitações, fica para o segundo semestre.

“Um grande benefício desse programa é a ampliação para as categorias profissionais, como D (van, micro-ônibus e ônibus) e E (caminhão e carreta). Com elas, o cidadão beneficiado pode ter mais chances no mercado de trabalho”, destacou Givaldo.

Para 2021, estão previstas 8 mil novas carteiras de graça. Até 2022, serão 25 mil habilitações gratuitas ao todo.

Podem participar do programa CNH Social candidatos com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (o antigo CadÚnico) e tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

Capacitação

Na tarde de ontem, o Detran-ES apresentou detalhes sobre os cursos profissionalizantes para trabalhar como motorista. Eles serão ofertados a pessoas contempladas nas seleções deste ano do programa CNH Social.

Serão abertas, este mês, cerca de 1.000 vagas. O governo do Estado vai credenciar, nos próximos dias, empresas e instituições para oferecerem as capacitações.

O anúncio foi feito no auditório do Hospital Estadual Doutor Jayme Santos Neves, na Serra, onde os recém-habilitados participaram de palestra sobre as consequências dos acidentes de trânsito.

A dona de casa Cassiane da Silva Reis, de 19 anos, foi contemplada com CNH categoria A, para conduzir moto. “Vou participar do curso e pretendo comprar uma moto para trabalhar”.

Já o porteiro Fernando Madeira dos Santos, de 34 anos, mudou a categoria da CNH de B (carro) para D e vai participar da capacitação para tentar uma vaga de emprego como motorista de ônibus.

O beneficiário do programa Anderson Guimarães Lírio, de 37 anos, que está desempregado, também vê no curso a chance de conseguir um emprego. “Mudei minha CNH para E para trabalhar com carreta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *