Município de Guarapari retira das praias mais de 90 toneladas de lixo por dia

Município de Guarapari retira das praias mais de 90 toneladas de lixo por dia

A Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano de Guarapari (Codeg) finalizou nesta segunda-feira (06), o balanço dos números relacionados à coleta de lixo no município, incluindo as praias da cidade. Um dado chama atenção, mais de 90 toneladas de lixo são retiradas das areias das praias todos os dias, durante o verão. Esse número pode ser modificado, basta a conscientização dos moradores e turistas para que recolham os seus lixos e façam o descarte em local correto. Para isso, o município vem trabalhando desde dezembro, a campanha educativa “Verão Cidade Limpa”.

No total, mais de 165 agentes de limpeza trabalham na execução do serviço atuando na varrição, coleta manual e  patrulha de máquinas como: mini tratores, caminhões e pás carregadeiras. Além disso, o município possui as vassouras mecânicas, utilizadas nas orlas da Praia do Morro e do Centro.

Os números

Durante a virada do ano, foram retiradas 435 toneladas de lixo em todo o município, sem incluir a casca de coco verde. 

Por dia, durante o verão, são retiradas mais de 90 toneladas de lixo, somente nas orlas, incluindo também a casca de coco verde.

Horários de limpeza da orla

Setiba e Santa Mônica: 04h às 10h da manhã. 

Praia do Morro: duas escalas: de 15h às 21h da noite (calçadão), e das 19h à 01h da madrugada (calçadão e areia da praia).

Centro (Castanheiras e outras): 15h às 21h da noite (calçadão e areia da praia), e das 19h à 01h da madrugada (calçadão e areia da praia). 

Enseada Azul e Meaípe: 22h da noite às 04h da manhã.

Dias e horários de coleta de lixo domiciliar

Rota da Coleta da Lixo Domiciliar

Lixeiras

No final de 2019, foram instaladas mais de 200 novas lixeiras nas orlas do município.

Campanha Verão Cidade Limpa 

Desde dezembro o município, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), tem realizado ações de educação ambiental, em diversos pontos da cidade, com o projeto Verão Cidade Limpa.

São distribuídos materiais informativos, além de sacolinhas de lixo.

O objetivo é conscientizar as pessoas para todos façam a sua parte, contribuindo para uma cidade limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *