As prefeituras de Linhares e São Mateus, norte do Espírito Santo cancelaram as aulas a partir desta segunda-feira por causa do coronavírus, um professor foi detectado com a doença e teve contato com alunos antes do ocorrido em Linhares.
De forma transparente, séria e proativa, a Prefeitura de Linhares está preparada para enfrentar o novo coronavírus.
Para isto, tomou uma série de medidas mais restritivas para prevenir o alastramento da infecção no Município, com foco no cuidado e na segurança da população.
Entre estas medidas está a suspensão das aulas em toda a rede municipal de ensino durante uma semana a partir desta segunda-feira, dia 16, assim como na Faculdade de Ensino Superior de Linhares, a Faceli. Nenhum estudante terá prejuízo em conteúdo programático.
Também foram suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades que envolvem os idosos assistidos pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e também dos projetos sociais da Prefeitura.
As feiras livres dos bairros Novo Horizonte e do Araçá também foram suspensas, assim como o Festival de Botecos e todos os eventos e competições esportivas com grandes aglomerações.
O Hospital Geral de Linhares já tem a disposição 10 leitos para atender possíveis casos graves do novo coronavírus.
A Prefeitura orienta que a população não participe de eventos com grandes aglomerações, e, evite deixar as crianças com pessoas idosas.
A Prefeitura conta com a compreensão de todos e pontua que a situação deve ser tratada com responsabilidade e serenidade pela sociedade e pelo poder público.
A Prefeitura de São Mateus, atenta para a pandemia do Coronavirus, que já possui caso confirmado no município vizinho de Linhares, e um caso suspeito no Hospital Roberto Arnizaut Silvares, está adotando as medidas para previnir e proteger a população.
Portanto, comunica que estão suspensas as aulas da Rede Municipal de Ensino a partir desta terça-feira, dia 17/03, até orientações dos órgãos de saúde. As atividades escolares de amanhã (16/03) deverão ser voltadas à conscientização e orientação aos alunos sobre medidas de prevenção contra o Coronavírus.
Também estão suspensas todas as reuniões e quaisquer outras atividades planejadas pelas Secretarias Municipais que resultem em aglomeração de pessoas.
A Secretaria de Saúde elaborou o Plano de Contingência e está preparada para atender a todos os casos suspeitos. Em caso de sintomas, procure imediatamente uma Unidade de Saúde.
A prefeitura mantém as atividades administrativas e de atendimento ao público, e orienta a população a evitar aglomerações e a adotar todos os cuidados necessários à prevenção de contaminação do vírus.
A coordenação de vigilância epidemiológica está a disposição da população para mais orientações pelo telefone (27) 99944-2810.
No caso de pandemia, prevenir a contaminação é responsabilidade de todos nós.