Baseado na proporção de casos do novo Coronavírus (Covid-19) que vêm sendo confirmados no Espírito Santo em relação ao número de casos suspeitos, o secretário estadual Saúde, Nésio Fernandes, afirma que, virtualmente, já é possível afirmar que o estado possui mais de 100 pessoas infectadas pela doença.
O número, ancorado em estatísticas, representa mais que o dobro da quantidade de pacientes atualmente diagnosticados. Nessa quinta-feira (26), o governo estadual anunciou que mais oito casos da doença foram confirmados. Com isso, o número oficial de infectados chega a 48 no Espírito Santo.
Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo nesta sexta-feira (27), o secretário garante que a confirmação de um total de mais de cem casos deverá ser anunciada em breve.
“Nós temos mantido a proporção de 11 casos suspeitos testados, confirmando um. Com isso, podemos afirmar com segurança que a situação que o Espírito Santo e que o Brasil vive é grave, é séria. Devemos chegar a mais de cem casos nas próximas horas. As medidas que estão sendo tomadas são justamente para que não tenhamos a explosão de casos que tivemos em outros países”, explicou.
Transmissão Comunitária
Ainda segundo o secretário, o estado também deverá anunciar nos próximos dias a existência da transmissão comunitária do Covid-19, ou seja, quando a transmissão do vírus é feita ao mesmo tempo por várias fontes não identificadas e que não estiveram no exterior.
No entanto, Nésio pontua que o estado está se preparando para ampliar sua capacidade de realização de testes, a fim de garantir um controle mais efetivo do comportamento do vírus no estado.