Casagrande faz apelo aos capixabas sobre prevenção: “Não corram o risco, não paguem pra ver”

Casagrande faz apelo aos capixabas sobre prevenção: “Não corram o risco, não paguem pra ver”

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande fez um pronunciamento no início da noite desta quarta-feira (22) para relembrar sobre o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus no Estado. No dia em que grande parte do comércio capixaba reabriu as portas, Casagrande ressaltou a importância da população manter os  cuidados evitando aglomeração e continuando com a rotina de higiene individual e coletiva para evitar ainda mais a disseminação do vírus.

Nesta quarta, 38 novos casos foram confirmados totalizando 1.351 pessoas infectadas. O número de mortes subiu para 37. “Teremos por muitos meses essa pandemia nos ameaçando. Não corram o risco, não paguem pra ver”, disse.

O governador pediu a colaboração dos comerciantes para que cumpram as exigências de distanciamento por metro quadrado dentro do locais, as medidas de higiene no espaço e para os clientes, assim como o uso de máscaras, quem em algumas cidades são obrigatórias para funcionários.

“Ninguém vai sair multando ninguém, mas cada um precisa ter a responsabilidade e saber a importância de se proteger e proteger outras pessoas. É preciso que as medidas determinadas sejam cumpridas”, reforçou.

Casagrande disse, ainda, que atuação das barreiras sanitárias nos municípios apresentados no mapa traçado pela Secretaria de Saúde como sendo de risco para a doença, que começam a operar nesta quinta-feira (23). Estão incluídos as cidades da Grande Vitória ( Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana) e no Sul, Alfredo Chaves.

O Exército, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal e forças de segurança do governo estarão atuando com aferição da temperatura e orientações sobre a doença.

Para o mapeamento foram estabelecidos critérios epidemiológicos orientados pelos estudos realizados pela Sesa, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), conciliados com as  orientações do Ministério da Saúde, tais como: risco baixo; risco moderado; risco alto; e risco extremo.

Foram elaboradas orientações que englobam medidas sociais, medidas para estabelecimentos comerciais, para o transporte público coletivo e para os limites municipais. Os critérios poderão sofrer atualizações e ajustes ao longo da epidemia. O enquadramento dos municípios nos níveis de risco será feito semanalmente por ato do secretário de Estado da Saúde. Além disso, o Estado levará em consideração a utilização da rede de saúde.

“Se o município tiver poucos casos, mas a rede de saúde que atende a sua região estiver com 90% de uso, esse município passará ao nível de risco alto. Caso a rede de saúde estadual esteja com 90%, todos os municípios da região passarão ao nível de risco extremo”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *