Bolsonaro diz que desemprego na pandemia é culpa de governadores

Bolsonaro diz que desemprego na pandemia é culpa de governadores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a atribuir a governadores e prefeitos a responsabilidade sobre o desemprego causado pelas medidas de contenção ao coronavírus. Ele falou a apoiadores no começo da tarde deste domingo (7.jun.2020) em frente ao Palácio da Alvorada.

Uma das apoiadoras reclamou para Bolsonaro das atitudes tomadas pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), durante a pandemia. O presidente da República respondeu:

“O Supremo Tribunal Federal decidiu que os governadores e prefeitos é que são responsáveis por essa política, inclusive isolamento. Agora está vindo uma onda de desemprego enorme aí. Informais e o pessoal formal também. Não queiram colocar no meu colo. Compete aos governadores a solução desse problema que está acontecendo quase no Brasil todo”.

Bolsonaro minimiza o coronavírus desde o início da pandemia. Ele é contra o isolamento social, apontado por especialistas como a melhor forma de conter o avanço da doença.

Governadores e prefeitos, porém, tomaram essas medidas com respaldo em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). João Doria tornou-se 1 dos principais antagonistas de Bolsonaro.

O presidente da República também comentou a prisão preventiva do ex-secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Douglas Borba, acusado de fraude na compra de respiradores.

Um dos apoiadores citou o caso a Bolsonaro. Ele riu e respondeu: “O Roberto Jefferson falou do Covidão”. Trata-se de uma referência ao Mensalão, escândalo de corrupção exposto por Jefferson em 2005 e que o levou à prisão.

Foram confirmadas até agora 35.930 mortes no Brasil por causa do coronavírus. Os casos registrados são 645.771.

O governo federal ocultou no site de divulgação oficial dos números da pandemia a quantidade acumulada de casos e mortos. Agora, mostra apenas os confirmados nas 24 horas anteriores.

Antes, começou a atrasar o horário de divulgação. Em vez de publicá-los das 17h às 19h, como foi costume desde a gestão Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, passou a ser por volta das 22h.

O presidente Jair Bolsonaro disse no sábado (6.jun.2020) que o atraso dos números é para evitar inconsistências no levantamento.

Na véspera, porém, o presidente havia dito o seguinte sobre o horário da divulgação dos números: “Acabou matéria no Jornal Nacional”.

Ele refere-se ao telejornal de maior audiência na TV brasileira. Como vai ao ar antes das 22h, não pode noticiar o número de mortos confirmados no dia.

O presidente não respondeu a perguntas de jornalistas. Foi indagado sobre a conversa que teve com o líder do Centrão Arthur Lira (PP-AL). Lira esteve no Palácio da Alvorada na manhã deste domingo. Na 6ª feira (5.jun.2020), a PGR (Procuradoria Geral da República) o denunciou por corrupção.

Além de Lira, também estiveram com Bolsonaro na manhã de domingo os ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa), ambos generais. Foi recebido, ainda, o deputado federal Helio Lopes (PSL-RJ).

Heleno e Helio acompanharam o presidente na Saúde para conversar com apoiadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *