Padre repudia invasão de deputados a hospital

Padre repudia invasão de deputados a hospital

Vigário Episcopal da Aquidiocese de Vitória divulga nota de repúdio a “fiscalização” de deputados a hospital

Os deputados que participaram da inspeção ao hospital foram Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Carlos Von (Avante), Vandinho Leite (PSDB) e Lorenzo Pazolini (Republicanos). Nenhum dos parlamentares é da área médica.

Confira a nota de repúdio de Padre Kelder Brandão:

Nota de Repúdio

O enfrentamento a uma pandemia, a pior dos últimos cem anos, exige temperança, solidariedade, empatia e responsabilidade. É preciso, neste momento, que as forças políticas, embora antagônicas, se somem acima de rixas partidárias ou interesses eleitoreiros para um esforço conjunto na direção única de salvar vidas.

Por isso, o Vicariato para Ação Social Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória repudia, veementemente, a atitude de cinco deputados estaduais, que colocaram em risco as vidas de pacientes e profissionais de saúde ao entrarem e circularem pelo hospital estadual Dório Silva, na Serra.

O ato é um desrespeito aos protocolos de segurança que os especialistas recomendam no momento, mantendo mesmo os familiares afastados de seus entes queridos. Entendemos a ação de caráter puramente populista, que não traz qualquer benefício ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

É sabido que o Legislativo tem função de fiscalizar o Executivo, mas é preciso, sobretudo, responsabilidade em meio à mais grave crise sanitária que enfrentamos no momento. Os números de leitos ocupados para pacientes com covid-19 no Estado são públicos e de fácil acesso, não é necessário adentrar um hospital e pôr em risco vidas para sabê-los.

Pedimos que atitudes semelhantes não se repitam, por quem quer que seja. Continuamos cobrando das autoridades medidas mais rígidas para conter a pandemia e em oração por todas as famílias enlutadas e aqueles que ainda convalescem em leitos de hospitais.

Padre Kelder José Brandão Figueira
Vigário Episcopal para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *