“O Governo do ES nunca proibiu a prescrição da cloroquina”, afirma secretário de Saúde

“O Governo do ES nunca proibiu a prescrição da cloroquina”, afirma secretário de Saúde

Após a publicação de um ofício circular encaminhado para os municípios do Espírito Santo pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) – com orientações sobre uso da cloroquina – que gerou debates e críticas sobre o assunto, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, esclareceu a recomendação.

Em coletiva virtual na manhã deste sábado (20), Nésio afirmou que as informações foram distorcidas por politiqueiros, que espalharam informações mentirosas afirmando que executivo estadual proibiu o uso da cloroquina no Estado.

“Nós nunca proibimos a prescrição da cloroquina ou hidroxicloroquina, nem na rede pública, nem na rede privada. Esta semana recebemos os primeiros pedidos formais para a dispensação destes medicamentos por secretarias municipais de saúde, e junto a uma equipe médica, vigilância epidemiológica, e outros órgãos de saúde, fizemos um debate técnico e encaminhamos um documento com orientações e normas para o uso da medicação pelos municípios, porém jamais proibimos”, disse.

Nésio – que é médico – disse durante a coletiva que tanto a Sesa, quanto o Governo, respeitam a posição médica em relação ao uso da medicação, mas orientaram sobre a inclusão deste medicamento no tratamento de pacientes com Covid-19.

Dentre as orientações, está o monitoramento cardíaco dos pacientes que fizerem o uso da cloroquina, além de um alerta sobre a associação da hidroxicloroquina com a azitromicina, que podem gerar uma combinação tóxica, causando prejuízos à saúde do infectado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *