A Polícia Ambiental instalou em Iconha uma armadilha para tentar capturar a onça parda que apareceu no município na segunda-feira (6), na comunidade de Bom Destino.
O equipamento foi instalado no dia seguinte ao aparecimento do felino e desde então vem sendo monitorado pela equipe de policiais ambientais.
A onça não retornou à comunidade.
A medida é de precaução, segundo o sub-tenente Sílvio Lima de Paula, auxiliar do comandante da 4ª Companhia da Polícia Ambiental de Cachoeiro.
“Todo início de noite nosso pessoal vai ao local para monitoramento da armadilha e substituição da isca”, explicou.
Ele, no entanto, não acredita no retorno do felino. Caso ocorra a captura, a onça vai passar por avaliação veterinária e será solta em outra área de mata.
Com relação ao aparecimento da onça na segunda, Sílvio acredita que a hipótese mais provável é de que ela estivesse fazendo migração de uma área de mata para outra e que por acidente acabou passando pela área urbana.
O felino apareceu por volta de 20 horas e assustou moradores. A onça passou por quintais e chegou a entrar na cozinha de uma das casas, porém ninguém foi atacado.
Nos últimos dias foram espalhados boatos nas redes sociais, inclusive com fotos, de que a onça teria retornado a Iconha. No entanto, as fotos são antigas e tiradas em São Paulo.