Es em Foco é um dos primeiros sites capixabas a ter tradução em Libras

Sempre focado nas inovações tecnológicas, o site ES em Foco agora disponibiliza aos leitores a opção de tradução do conteúdo para libras, com isso os deficientes auditivos e surdos podem acompanhar as notícias através de um disposto que fica na borda lateral do site.

Para o especialista em plataformas digitais Led Russo, a cada dia novas ferramentas são disponibilizadas para ajudar na leitura e apresentação de sites, é preciso estar antenado para oferecer mais dinamismo aos internautas que estão mais exigentes.

Para o leitor utilizar o serviço basta clicar na barra lateral a direita do site, o ícone são duas mãozinhas, logo em seguida aparecerá o bonequinho que traduz o texto selecionado de forma pausada. A pessoa pode aumentar ou diminuir a velocidade, além de escolher o bonequinho menina ou menina.

O VLibras é uma ferramenta de código aberto que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).  Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.