Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no ES, diz secretário de Saúde

Número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no ES, diz secretário de Saúde

O número de casos de Covid-19 voltará a aumentar no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social.

Segundo o secretário, o aumento acontecerá por conta dos diversos inquéritos sorológicos, da mudança de critério de testagem e da investigação de contatos domiciliares.

Na última semana foi anunciado que todos profissionais da rede estadual de educação e todos pacientes com sintomas gripais serão testados.

Ainda de acordo com Nésio, o aumento não será uma “segunda onda” da doença no estado.

“Nas próximas semanas teremos um aumento no número de casos observados de Covid-19 no ES. Teremos muitos pacientes positivos nos diversos inquéritos e pela mudança de critério de testagem e investigação de contatos domiciliares. Por enquanto, não será a ‘segunda onda'”, postou o secretário.

O estado vem apresentando queda no número de contágio. O mapa de risco mais recente não apresenta municípios em risco alto para a Covid-19 e apenas três estão em risco moderados. Todas as outras 75 cidades capixabas estão em risco baixo para a transmissão da doença.

Na última sexta (18), o estado registrou o menor número de mortes em 24 horas dos últimos quatro meses.

“As internações hospitalares e o comportamento do óbito por Covid-19 são os principais marcadores de uma ‘segunda onda’ concreta. Nossa meta é diagnosticar muito e bloquear melhor a cadeia de transmissão. Ter muitos casos será um fator de busca/enfrentamento”, explicou.

O secretário ainda ressaltou a importância de manter o cuidado durante a recente flexibilização das atividades econômicas e sociais.

“Desde o início da pandemia temos dito que podemos viver momentos de abertura/restrição alternados. Agora viveremos semanas de ampla retomada das atividades sociais e econômicas. Respeitando os protocolos sanitários e fazendo muito diagnóstico/bloqueio, preservaremos vidas”, postou.