Prefeito, secretária de Saúde e fotógrafo são acusados de “furar fila” da vacinação

Prefeito, secretária de Saúde e fotógrafo são acusados de “furar fila” da vacinação

O prefeito da cidade de Itabi, no Sergipe, está sendo criticado depois de tomar a vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (19), durante o início da vacinação no município.

Júnior Amynthas tem 46 anos e não seria do grupo prioritário desta etapa da vacinação que prevê a imunização de profissionais da linha de frente no combate ao novo coronavírus, idosos em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Em nota divulgada nas redes sociais, o prefeito afirmou que foi uma “forma de incentivar a população”. Disse ainda que “é facultado aos estados e municípios adequar a vacinação à realidade local”.

“O prefeito Júnior de Amynthas foi imunizado, em um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina, para incentivar a população Itabiense a vacinar-se, tendo em vista os receios existentes a esse respeito – o que não configura um ato de caráter político”, diz a nota.

A Procuradoria-Geral do Sergipe apresentou, junto ao Ministério Público, um pedido de apuração de possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo prefeito.

Secretária de Saúde e fotógrafo

Em Jupi, no estado de Pernambuco, a polêmica envolve um fotógrafo e a secretária de Saúde da cidade, que também são acusados de furar fila.

O município, que tem 15 mil moradores, recebeu 136 doses – quantidade suficiente para vacinar 68 pessoas. Mas um fotógrafo, que não seria do grupo prioritário, publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece recebendo uma dose da vacina.

“Aqui ó. Jupi recebendo as primeiras doses. Aproveitando o embalo”, disse o homem. Após publicar o vídeo, ele compartilhou uma uma foto segurando um cartão que é entregue aos vacinados. No papel está escrito: ‘Você recebeu agora a sua primeira dose’. Nas informações do perfil, o fotógrafo diz que trabalha para as Prefeituras de Jucati e Jupi.

Na mesma ocasião, a secretária de Saúde de Jupi, Maria Nadir Ferro, aparece ao lado do fotógrafo e, em outra publicação, aparece sendo vacinada. “Momento de emoção”, escreveu. Após aplicada a vacina, é possível ouvir aplausos das pessoas que estavam presentes.