Guarapari autuou 19 ônibus de turismo por tentar entrar no município

Guarapari autuou 19 ônibus de turismo por tentar entrar no município

Até a tarde deste domingo (14), 19 ônibus de excursão já foram autuados por tentarem entrar ou transitar em Guarapari sem autorização. Desde o dia 1º de fevereiro, a prefeitura baixou um decreto que proíbe a entrada de ônibus de turismo, micro-ônibus e vans no município. A medida visa diminuir o número de turistas no balneário durante o feriadão de carnaval, devido à pandemia da Covid-19.

A cidade – classificada atualmente como risco moderado para o contágio do coronavírus, de acordo com Mapa de Risco – possui barreiras sanitárias nas entradas e em outros pontos, além de ronda pelas ruas, para fiscalizar a presença esse tipo de veículo.

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, os ônibus e vans identificados durante a fiscalização estão sendo notificados sobre a proibição. Segundo a administração municipal, “não foi verificado aumento deste movimento” na cidade.

Como A Gazeta já noticiou, ônibus com turistas têm estacionado em áreas adjacentes às entradas da cidade e, de lá, orientam os passageiros a chamarem carros de aplicativo ou táxis para entrarem em Guarapari. Questionada sobre isso, a prefeitura diz que não pode impedir a entrada de carros particulares no município.

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura pede ainda a colaboração da sociedade para evitar aglomerações e respeitar as regras contra o coronavírus. “Infelizmente, as pessoas que estão fazendo este procedimento estão colocando a própria vida em risco, além da vida de seus amigos e familiares. O momento não é de lazer e sim de cuidado, porém, sem a devida conscientização da população, este quadro de pandemia em saúde irá permanecer por mais tempo, levando outras pessoas a serem acometidas por esta doença que tanto os municípios, estados e países vêm tentando combater”.