Sobe para 78 o número de pessoas fora de suas casas por causa da chuva no Espírito Santo

Sobe para 78 o número de pessoas fora de suas casas por causa da chuva no Espírito Santo

Subiu para 78 o número de pessoas que estão fora de suas casas em função da chuva que atinge o Espírito Santo nos últimos dias. De acordo com o boletim mais recente, divulgado pela Defesa Civil estadual no final da tarde deste sábado (20), 37 pessoas estão desalojadas — na casa de amigos e parentes — e 41 desabrigadas — dependem de abrigo disponibilizado pela prefeitura.

Somente em Apiacá, no sul do estado, 42 moradores estão fora de casa, sendo 40 desabrigados — que estão no colégio municipal Maria de Lourdes — e dois desalojados. Em Alegre, na região do Caparaó, 19 pessoas estão vivendo na casa de parentes ou amigos. 

Já em Ibitirama, na mesma região, dez estão desalojados e há um desabrigado, que está na creche Maria Lemos Faleiro. Além disso, há três desalojados em Iúna e outros três na Serra.

Ainda de acordo com o boletim da Defesa Civil, o município capixaba que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas foi Mucurici, no norte do Estado, onde o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um acumulado de 72.20 milímetros. Em seguida, aparecem Ibitirama (70 mm), Itaguaçu (66.76 mm) e Ponto Belo (65.60 mm).

Entre as ocorrências registradas pela Defesa Civil neste sábado está a queda de uma árvore na rodovia ES 165, em Afonso Cláudio, na região serrana. Uma equipe esteve no local, retirou a árvore da pista e o trânsito já foi liberado na região. 

Já em Santa Teresa, também na região serrana, as quedas de uma árvore e de uma barreira interditaram totalmente a rodovia que liga o município a Fundão. Segundo a Defesa Civil, as árvores foram cortadas, com o apoio da equipe de jardinagem da prefeitura, e uma via foi liberada.

A outra via, com queda de barreira, segue interditada e o local foi sinalizado. De acordo com a Defesa Civil, a retirada do material, bem como a limpeza da via, será feita durante a manhã deste domingo, devido aos riscos de intervenção com maquinário durante a noite. Segundo o órgão, as máquinas já estão alinhadas junto à Secretária de Obras da cidade, para intervenção a partir da manhã. Já a via que liga Santa Teresa a Santa Maria de Jetibá está parcialmente interditada, após a queda de uma árvore.

A Defesa Civil informa ainda que o risco de deslizamentos de terra é alto para Ibitirama, na região do Caparaó. Já Grande Vitória, Santa Leopoldina, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Guaçuí, Afonso Cláudio e Castelo permanecem em nível moderado.