ES tem 11 hospitais com 100% de ocupação em leitos exclusivos para a covid-19

ES tem 11 hospitais com 100% de ocupação em leitos exclusivos para a covid-19

Dos 31 hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da covid-19 no Espírito Santo, pelo menos 11 estão com taxa de 100% de ocupação. Os dados são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A situação mais crítica é a da região Metropolitana, onde a taxa de leitos de UTI  ocupados é de 94,57% e 85,55% de leitos de enfermaria. Com 100% de ocupação estão o Hospital Estadual de Urgência e Emergência; Hospital Evangélico de Vila Velha; Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória; Hospital Madre Regina Protmann; Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes; e o Vila Velha Hospital.

Na região norte, está o Hospital de Maternidade Silvio Avidos e a Santa Casa de Misericórdia de Colatina, com 100% de ocupação. No sul, não há mais leitos de UTI disponíveis no Hospital Evangélico de Itapemirim e as Santas Casas de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim e Guaçui.

Em todo o Espírito Santo, a taxa de ocupação de leitos ultrapassou a marca de 90% na segunda-feira (15), conforme informou o próprio governador Renato Casagrande, em uma publicação nas redes sociais. Na manhã desta terça-feira (16), o número estava em 89,61%.

Na tentativa de minimizar os impactos do aumento no número de casos e internações, 40 novos leitos de UTI foram inaugurados no Espírito Santo. No Hospital Dório Silva foram 18 novas unidades. Os outros 22 leitos foram abertos no Hospital Estadual São José do Calçado, no sul do estado.

Com isso, o total de leitos UTI exclusivos para o tratamento da covid-19 no Espírito Santo passou de 724 para 764. Durante a manhã de segunda, o Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares marcava um total de 751 leitos, o que representa que 673 deles estão ocupados com pacientes em tratamento contra a covid-19.