Covid 19: Espírito Santo tem 96% de ocupação de leitos de UTI

Covid 19: Espírito Santo tem 96% de ocupação de leitos de UTI

O secretário de Estado da Saúde,  Nésio Fernandes, concede entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o atual panorama da pandemia de coronavírus no Espírito Santo. Com a taxa de ocupação de leitos ultrapassando os 90%, foi preciso estender as medidas de fechamento por mais quatro dias, até o domingo de Páscoa, 4 de abril. Atualmente, o Estado registra 7.161 óbitos e 368.612 casos. 

Situação atual crítica

Alcançamos no dia de hoje 96% de ocupação hospitalar no Estado dos leitos exclusivos para covid-19. É momento crítico. Já são mais de 1400 leitos de UTI e de enfermaria ocupados por pacientes com doenças respiratórias. O Samu, pela manhã, fez mais de 41 atendimentos. Temos uma quantidade importante de pacientes atendidos pelo serviço Vaga Zero, do Serviço de Urgência e Emergência, para garantir um tempo de resposta mais adequado na grande maioria das situações, onde o povo capixaba necessita de um leito neste momento crítico. 

Aceleração de ocupação de leitos

No entanto, a quantidade de pacientes que tem crescido, aumentado na rede privada, na rede filantrópica e na rede pública tem se mantido ainda em fase de franca aceleração. Tivemos reunião ontem com os hospitais da rede privada para abordar o tema da avaliação do cenário, para abordar o tema da fila única para a assistência à saúde no Espírito Santo, a questão relacionada às medidas do risco extremo adotada a partir deste próximo domingo.