Garis e coletores vão parar em todo ES

Garis e coletores vão parar em todo ES

Profissionais de limpeza pública (garis, coletores e jardineiros) e asseio e conservação (responsáveis pela higienização e zelo de espaços privados, como escolas, comércio e portarias) vão parar as atividades nesta segunda-feira (19) para reivindicar prioridade na vacinação contra a Covid-19.

A mobilização é protagonizada pelo Sindilimpe-ES, sindicato responsável pelos profissionais da categoria, e já tem logística preparada: a concentração acontece às 9h na Praça do Papa e, após um café coletivo, os trabalhadores seguem em caminhada para a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A Presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, explica que o sindicato já protocolou dois ofícios direcionados ao Governo do Estado solicitando vacina para a categoria, mas não teve retorno. Mais de 20 ônibus já estão confirmados para o ato.

“Nossa categoria está na lista de serviços essenciais, trabalhando corajosamente na linha de frente da pandemia, desde o começo da quarentena. Mães e pais, avós e avôs garantindo a higiene de espaços públicos e privados, para proteger a sociedade capixaba. Se somos prioridade para trabalhar temos que ser para vacinar!”, afirmou Evani.

A intenção da paralisação é buscar diálogo com o secretário de saúde, Nésio Fernandes, e com o governo do Estado. E a orientação inicial é que a categoria só volta ao trabalho quando tiver um retorno positivo.