Funcionários da Caixa fazem greve nesta terça contra Covid

Funcionários da Caixa fazem greve nesta terça contra Covid

Os funcionários da Caixa Econômica Federal vão paralisar suas atividades nesta terça-feira (27), em protesto à abertura de capital da Caixa Seguridade, o braço da empresa responsável pela comercialização de seguros no país. A oferta pública de inicial (IPO) das ações na Bolsa de Valores está marcada para a próxima quinta-feira (29).

Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a greve é também um pedido por maior proteção dos trabalhadores contra o novo coronavírus, e pela contratação dos aprovados no concurso de 2014.

A paralisação, prevista para durar 24 horas, foi aprovada em assembleias com votação eletrônica realizadas por sindicatos de todo o país ao final da semana passada, e, embora esteja prevista a adesão de somente 40% dos funcionários, movimento pode afetar quem recebe o auxílio emergencial. Está programado para esta terça (27) o pagamento da primeira parcela do benefício para cidadãos que fazem parte do Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 7.

Neste caso, o saque do dinheiro é feito diretamente na Caixa, com o Cartão Cidadão. É possível sacar os valores nos caixas eletrônicos, e nas lotéricas. Mas quem enfrentar dificuldades pode ter que aguardar até a quarta-feira (28), quando há previsão de normalização do atendimento.

No Espírito Santo, a conselheira do Sindibancários-ES, Maria Goretti Falqueto, informou que, em função do pagamento do auxílio, a paralisação deve ocorrer parcialmente, durante duas horas,  ainda nesta manhã. Regra vale tanto para os funcionários em regime presencial, quanto para aqueles que estão trabalhando em home office.