Rede pública de ensino ainda não definiu se haverá reprovação de alunos neste ano no ES

Rede pública de ensino ainda não definiu se haverá reprovação de alunos neste ano no ES

Após um ano marcado por uma pandemia quando as escolas não consideraram os resultados de 2020 para fins de reprovação, a avaliação dos estudantes segue indefinida até o momento. 

No ano passado, por recomendação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os alunos foram “promovidos”, ou seja, passaram para as séries posteriores automaticamente. Assim, quem estava no quinto ano foi para o sexto ano, por exemplo. 

O único critério para a repetência de série foi a desistência, ou seja, quando o aluno não manteve vínculo com a unidade de ensino, por não entregar os trabalhos e atividades solicitadas de forma remota ou por não registrar presença online.

Para 2021, segundo informou por nota, a Sedu aguarda normativas do Conselho Estadual de Educação (CEE) para traçar as definições, sem citar um prazo. 

As aulas presenciais de todos os níveis educacionais (da educação infantil ao ensino superior) já foram liberadas desde 21 de junho pelo Governo do Estado em todos os municípios, independente da classificação de risco para transmissão de coronavírus. 

Com a retomada da presença das crianças e jovens nos colégios, muitos pais estão em dúvida de como será feita essa avaliação pedagógica. A técnica em segurança do trabalho Marcielly Brito, de 38 anos, é uma dessas mães.

Ela ficou preocupada com a avaliação do filho Isaque Brito, de 13 anos, em 2020. Ele estudava na rede pública na Serra e estava no sétimo ano.