A Polícia Federal deflagra, nesta quarta-feira (10), uma operação em seis estados contra uma organização criminosa que furtava dinheiro de caixas eletrônicos em agências da Caixa Econômica Federal. No total, 18 pessoas foram presas. Confira abaixo os estados.
- São Paulo/SP – 9
- Aracaju/SE – 2
- Cariacica/ES – 2
- Florianópolis/SC – 3
- Três Lagoas/MS – 1
- Vitória da Conquista/BA – 1
Quase 550 ocorrências foram registradas ao longo de 2021, no RS e em outros estados.
Segundo a PF, a quadrilha ainda estaria envolvida em furtos em outras instituições financeiras.
A operação foi batizada de “Pesca Urbana”, já que os envolvidos simulavam depósito de valores, e utilizavam dispositivos para “fisgar” envelopes de dinheiro nos terminais bancários.
Segundo a Polícia Federal, o grupo de criminosos tem como base São Paulo, e aliciava pessoas para serem enviadas a outros estados, e cometerem os crimes.
Câmeras de segurança flagraram a ação dos criminosos em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, e também em Atibaia, interior de São Paulo.
Em abril, uma primeira fase da operação já havia sido deflagrada, após ataques a nove agências da Caixa na Serra. Também foram registrados furtos em agências do Litoral gaúcho e de outros estados da federação.
18 mandados de prisão
O grupo é investigado pelas unidades da PF em Caxias do Sul e Porto Alegre, além de Salvador (BA), Palmas (TO), Maringá (PR) e Aracaju (SE).
Nesta quarta-feira (10), além de mandados de prisão, foram cumpridos, 34 mandados de busca e apreensão e medidas assecuratórias para bloqueio de bens nos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo. Confira abaixo os mandados por estado.
Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações.
Locais de cumprimento de mandados de prisão preventiva
Total: 18
Locais de cumprimento dos mandados de busca e apreensão
- São Paulo/SP – 33
- Atibaia – 1
Total: 34